top of page

Corinthians x Santos de Neymar: retrospecto alvinegro contra o jogador santista

  • Foto do escritor: Redação InfoTimão
    Redação InfoTimão
  • 11 de fev.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 15 de mar.


O Corinthians de Ronaldo superou o Santos de Neymar na final do Paulistão de 2009.
O Corinthians de Ronaldo superou o Santos de Neymar na final do Paulistão de 2009.

Nesta quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025, Corinthians e Santos se enfrentam na Neo Química Arena pela nona rodada do Campeonato Paulista. O duelo marca o reencontro de Neymar com o Timão e também o embate entre dois camisas 10 de renome internacional: Memphis Depay, pelo lado corinthiano, e Neymar, pelo lado santista.


O retrospecto do Corinthians contra Neymar, quando este vestiu a camisa do Santos entre 2009 e 2013, é favorável ao alvinegro do Parque São Jorge. O Timão venceu 8 dos 19 confrontos disputados, enquanto o Santos triunfou em apenas 6 ocasiões, com outros 5 jogos terminando empatados. Além disso, o Corinthians levou a melhor em confrontos decisivos, como a semifinal da Libertadores de 2012, um dos momentos mais marcantes da história do clube.


Corinthians x Neymar: Retrospecto do confronto


  • Total de jogos: 19

  • Vitórias do Corinthians: 8

  • Vitórias do Santos: 6

  • Empates: 5

  • Gols do Corinthians: 28

  • Gols do Santos: 27

  • Gols de Neymar contra o Corinthians: 4

  • Assistências de Neymar contra o Corinthians: 3


Mesmo sendo um dos maiores talentos do futebol brasileiro, Neymar sempre encontrou dificuldades quando enfrentou o Corinthians. Seu aproveitamento contra o Timão é de apenas 40%, um número que reforça a consistência do Alvinegro do Parque São Jorge em neutralizar o craque santista.


Durante a primeira passagem de Neymar, Ralf foi um de seus principais algozes.
Durante a primeira passagem de Neymar, Ralf foi um de seus principais algozes.

Histórico nos mata-matas: vantagem corinthiana


Nos duelos eliminatórios, o Corinthians também levou a melhor. Neymar conquistou um título em cima do Timão, o Paulistão de 2011. No entanto, o Santos do camisa 10 foi vice-campeão estadual em 2009 e 2013, ambos os títulos conquistados pelo Corinthians. O momento mais emblemático dessa rivalidade foi a semifinal da Libertadores de 2012, quando o Timão eliminou o Santos de Neymar e seguiu para conquistar seu título continental inédito, contra o Boca Juniors.


Corinthians de Emerson Sheik eliminou o Santos na semifinal da Libertadores de 2012.
Corinthians de Emerson Sheik eliminou o Santos na semifinal da Libertadores de 2012.

O reencontro entre Memphis Depay e Neymar


O jogo desta quarta-feira terá um atrativo especial: o embate entre Memphis Depay e Neymar. Amigos desde os tempos em que atuavam na Europa, os dois atletas demonstraram empolgação pelo reencontro dentro de campo.

Memphis comentou sobre o duelo:


“Nos falamos sobre isso. É algo que estamos ansiosos, acho que todos estão ansiosos para o próximo jogo. Estamos focados nisso porque queremos vencer. No final, é um clássico e precisamos ganhar esses jogos. Claro que estou muito animado para enfrentar o Neymar, sei da qualidade dele, da importância dele para o futebol e agora novamente atuando no Brasil”, disse o holandês em entrevista à TNT Sports.


O atacante corinthiano também brincou sobre a dificuldade de jogar em solo brasileiro:


“Estava falando com ele sobre jogar hoje, a velocidade, 30 graus no Brasil. Eu sei que o Neymar é bom para o Brasil. Sei que a presença do Neymar aqui é boa para o Brasil, mas não queremos que ele faça nenhum estrago aqui no estádio. Não vai acontecer (risos)”.


Memphis Depay e Neymar já foram rivais na França.
Memphis Depay e Neymar já foram rivais na França.

Preparação do Corinthians para o clássico


O auxiliar técnico do Corinthians, Emiliano Díaz, destacou que, apesar do talento de Neymar, o foco da equipe é coletivo e a missão é vencer mais um clássico em casa.

"Sabemos que o Neymar é um dos melhores jogadores do mundo e que não se pode dar certos espaços, mas o trabalho para nós é 11 contra 11, e Corinthians contra Santos. Temos a responsabilidade, porque trabalhamos num grande time, de termos de trabalhar da mesma forma, qualquer que seja o jogo, ainda mais um clássico", afirmou Emiliano.


Ele ainda ressaltou a importância do retorno de Neymar ao futebol brasileiro:

"Estamos felizes que Neymar esteja no Brasil, porque fortalece o futebol brasileiro e é um ídolo mundial. Vamos enfrentá-lo na Neo Química e tentar vencer", concluiu.


O próximo confronto


Com um retrospecto favorável sobre Neymar nos tempos de Santos, o Corinthians entra confiante para o clássico. A presença de Memphis Depay e os retornos de Yuri Alberto, Rodrigo Garro e Maycon, dá ainda mais qualidade ao elenco do Parque São Jorge e ao duelo entre os dois camisas 10. O Timão tentará manter sua hegemonia no confronto e seguirá sua caminhada na busca pelo título do Paulistão 2025 com mais uma vitória sobre o Santos de Neymar.


O que você espera desse clássico? Deixe seu comentário e siga o @InfoTimao para continuar bem informado sobre tudo do Corinthians!


Comentarios


bottom of page