InfoTimão Análises: erros defensivos fazem Corinthians passar sufoco na Libertadores
- Redação InfoTimão
- 27 de fev.
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de mar.

O Corinthians tem enfrentado dificuldades defensivas em 2025. Em 14 jogos disputados neste ano, a equipe conseguiu sair de campo sem sofrer gols em apenas três ocasiões: contra Ponte Preta, São Bernardo e Novorizontino.
Na segunda fase da Libertadores, contra a Universidad Central da Venezuela (UCV), o Timão sofreu três gols no agregado. Se não fosse pelas defesas decisivas de Hugo Souza, esse número poderia ter sido ainda maior.
Defesa Vulnerável: O Que Explica Tantos Gols Sofridos?
O time venezuelano ocupa apenas a sexta posição no campeonato local e precisou de cinco jogos para marcar seis gols. No entanto, contra o Corinthians, encontrou mais facilidade do que deveria.
O atacante Memphis Depay, em entrevista pós-jogo, destacou que a equipe precisa entender melhor o jogo, valorizar a posse de bola e evitar os contra-ataques adversários, reduzindo os espaços concedidos.
Mesmo em momentos em que poderia controlar melhor a partida, inclusive quando estava em vantagem no placar, o Corinthians forçou passes desnecessários e ofereceu oportunidades à UCV.
Erros Individuais Comprometem o Corinthians
O técnico Ramón Díaz escalou André Ramalho e Tchoca na zaga, mas ambos cometeram erros cruciais. No primeiro gol sofrido, Ramalho tentou sair jogando pela direita e foi desarmado com um carrinho, originando um contra-ataque fatal. Tchoca teve a chance de afastar o perigo, mas acabou devolvendo a bola ao adversário.
A jogada prosseguiu com um passe invertido para o setor esquerdo - jogada apontada pelo InfoTimão na prévia do jogo - onde Bidu ficou sozinho contra dois jogadores da UCV. Com um passe rápido para o meio, o atacante finalizou sem marcação.
Além desse erro, Tchoca demonstrou insegurança em lances aéreos e de posicionamento, sendo cobrado duramente por Martínez durante a partida.
Como Corrigir os Problemas Defensivos?
Após a partida, Ramón Díaz garantiu que os problemas defensivos podem ser resolvidos com ajustes simples:
“Isso se pode corrigir muito fácil. Mas não é sobre nós não atacarmos ou deixarmos de converter gols. Vamos encontrar um equilíbrio entre quando atacar e quando defender. Isso vamos corrigir, e a torcida pode ter confiança nisso. Hoje o Bidu passou 30 vezes ao ataque. O lateral passou 30 vezes... Matheuzinho passou 30 vezes. Para mim, seria fácil jogar recuado, mas precisamos arriscar. Vamos corrigir, e a torcida pode ficar tranquila.”
A busca por esse equilíbrio pode ganhar um reforço importante com o retorno de Gustavo Henrique à zaga.
Próximos Desafios do Corinthians
Agora, o Corinthians volta suas atenções para o Campeonato Paulista. O Timão enfrenta o Mirassol, em casa, em jogo único valendo vaga na semifinal. Esse duelo será um bom teste antes do confronto contra o Barcelona de Guayaquil, na quarta-feira, pela terceira fase da Libertadores.
Com pouco tempo para treinar, a comissão técnica precisará trabalhar junto com os analistas de desempenho para corrigir ajustes táticos rapidamente e evitar os mesmos erros do último jogo.
Acompanhe a análise detalhada abaixo:
Siga o InfoTimão e fique por dentro de tudo sobre o Corinthians!
Comments